EDUCAÇÃO E ARTE: SONHAR, CONSTRUIR, REALIZAR.

Sobre o ABA

Projeto premiado com a XI edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã do Instituto Arte na Escola/ Fundação IOCHPE como a melhor iniciativa em artes do ensino médio em 2010.
O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas.O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Cristina Sosi , artista da cena e Paulo Anete, carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba,localizada na região do baixo Tocantins, estado do Pará
Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:
educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu quero ver a serpente acordar, pra nunca mais a cidade dormir, pra nunca mais a cidade dormir...


A 2º edição do Auto da Barca Amazônica, trouxe uma estória que é muito comum na região amazônica, as lendas de cobra grande.Segundo Paulo de Tarso em seu livro: Conhecendo Nosso Folclore, nos diz que as lendas de cobra grande, nasceram dos primeiros missionários que ao tomar conhecimento do demônio das profundezas chamado de paranamaia pelos índios, o que significa PARANA=MÃE e MAIA=RIO, trataram logo de esmagar-lhe a cabeça sob os pés da Virgem Maria, simbolizando a serpente como representação do pecado original.
Existem várias estórias que falam sobre estas cobras, uma delas conta que existe uma serpente que está enterrada na cidade de Belém do Pará, cuja a cabeça se encontra sob o altar mor da igreja da Sé e sua calda sob o altar da Basílica de Nazaré, onde novamente vemos a representação da Virgem esmagando a serpente, personificação do demônio.
O que é mais curioso é que numa visão aérea do Círio de Nazaré, podemos ver claramente uma grande serpente humana pagando seus votos e se interligando entre a Sé e a Basílica.
No estado do Pará, essa é a lenda mais comum, pois em toda e qualquer cidade, sempre haverá uma estória de cobra grande.
Para a segunda edição do ABA, reunimos quatro lendas que foram: A lenda da cobra Norato, a lenda da Boiúna, a lenda da Boiatá e a lenda da cobra da ilha da Pacoca ( Abaetetuba).Na próxima postagem conto pra vocês cada lenda.Até breve.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobre o Auto

A primeira edição do Auto da Barca Amazônica aconteceu em 26 de outubro de 2007 com alunos de ensino médio do colégio São Francisco Xavier, localizado na cidade de Abaetetuba região doBaixo tocantins, Pará. O tema foi: É noite de Lua Cheia... e trazia como elementos as lendas urbanas ( contos de assombração que a vovó costumava contar), dentre essas lendas podemos citar a moça do poço, a moça do taxi, o viraporco, etc.
O objetivo principal era envolver os alunos em atividades ligadas as artes do espetáculo: teatro, dança, circo, cenografia e também trazer a tona velhos costumes, o de contar estórias, valorização da cultura local e dos saberes da comunidade.
A idéia no começo parecia coisa de gente doida, pois queríamos (Paulo e eu) fazer um espetáculo de rua com esses alunos que mexesse com toda a cidade.Não tinhamos um tostão furado no bolso, mas tinhamos a idéia e a vontade de realizar, foi então que vendemos essa idéia para os alunos, e eles compraram e realizaram o Auto com coletas daqui e dali, fizeram rifas, emprestaram do pai (e não pagaram rssrrrsr) e graças a isso conseguimos um resultado que nem nós esperávamos, um cortejo com mais de 150 pessoas entre adereços e figurinos construídos por eles que parou a cidade.
Ufa!!!!!! Foi cansativo, mas valeu muito a pena.