EDUCAÇÃO E ARTE: SONHAR, CONSTRUIR, REALIZAR.

Sobre o ABA

Projeto premiado com a XI edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã do Instituto Arte na Escola/ Fundação IOCHPE como a melhor iniciativa em artes do ensino médio em 2010.
O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas.O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Cristina Sosi , artista da cena e Paulo Anete, carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba,localizada na região do baixo Tocantins, estado do Pará
Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:
educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Príncipe e a Bailarina

Cordões de Pássaros
Neste ano de 2009, o ABA estará homenageando Os tradicionais grupos de cordões de passaros ou pássaros juninos de Abaetetuba, cuja trama gira em torno da caçada, morte e ressurreição de uma ave. O objetivo é trazer para essa geração, essa tradição que aos poucos vem se perdendo com o passar dos tempos.
O Pássaro constitui um espetáculo muito singular. É uma estranha mistura de novela, burlesca e teatro de revista. Há um dramalhão absurdo com fidalgos vestidos à moda do século XVI.
O Pássaro inclui cenas jocosas de matutos que nada têm a ver com o enredo e uma dança de belas jovens de 15 a 17 anos, a tremer provocantemente os seios e as ancas. Há ainda os índios, que quase sempre tentam impedir a presença do branco na mata. A riqueza da indumentária é motivo de orgulho para os organizadores dos Pássaros.
A parte principal da estória é a cena em que se tenta matar, a tiros, o Pássaro, que ora é o bicho de estimação da princesa, ora é o príncipe encantado, que a boa fada ressuscita. Uma criança encarna o animal, trazendo-o vivo ou empalhado numa gaiola na cabeça. A cada ano os Pássaros apresentam peça e músicas novas, escritas sob encomenda.

A previsão de estréia 11/12/2009.

2 comentários:

  1. È bem verdade que as tradições folclóricas com o passar dos tempos vem perdendo alguns dos seus encantos. Mas, graças a dedicação e empenho de pessoas como vocês, que lutam para manter viva essas tradições. Hoje em dia, no mundo em que vivemos tão conturbado pela violência onde as brincadeiras de roda, deram lugar as brigas, as armas, o crime e o desamor das pessoas. Pela fé, coragem, determinação e iniciativa de manter viva e acesa esta chama. Jaqueline Sousa e Paulo Anete minhas sinceras considerações, que as portas de patrocínios e apoio lhes sejam abertas. Sucesso sempre!
    O espetáculo não pode parar! deve e tem que continuar.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada bonita, pelo seu apoio.Também esperamos que as portas do patrocínio olhem para nós,enquanto ela está de óculos escuro...corremos atrás.Bjus

    ResponderExcluir