EDUCAÇÃO E ARTE: SONHAR, CONSTRUIR, REALIZAR.

Sobre o ABA

Projeto premiado com a XI edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã do Instituto Arte na Escola/ Fundação IOCHPE como a melhor iniciativa em artes do ensino médio em 2010.
O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas.O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Cristina Sosi , artista da cena e Paulo Anete, carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba,localizada na região do baixo Tocantins, estado do Pará
Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:
educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Montagem do Espetáculo




Todo processo de construção do ABA é pensado alguns meses antes de iniciar.Primeiramente discutimos Paulo e eu qual será o tema abordado, damos prioridade para manifestações culturais praticamente esquecidas como foi o caso da contação de estórias de lendas de assombração, os cordões de pássaros, enfim. Após escolhido o tema, trabalhamos com os alunos a parte de pesquisa, a contextualização em que aquele tema está inserido na realidade social e como ele era trabalhado antes, qual o conhecimento que o aluno possui em relação ao tema proposto, que materiais visuais ou sonoros ainda podemos encontrar sobre o determinado tema.
Com a pesquisa pronta, fazemos um orçamento de quanto será preciso para montar o espetáculo e aí então entra a parte difícil: a verba.
Reunimos então com as turmas para poder planejar a arrecadação de verbas para a montagem do espetáculo.Algumas turmas se organizam para tentar conseguir patrocínio dos comerciantes locais, outras promovem bingos e torneios e a grande maioria fazem coletas entre si.
Boa parte do material é doada pelo CSFX, e as coletas são usadas para materiais de acabamento, pagamento de coreógrafos (já que não dançamos nem valsa), pagamento de costureiras para figurinos mais elaborados, etc. O ABA também gera renda para os moradores da cidade de Abaetetuba, já que essas pessoas que trabalham conosco fazem parte da própria comunidade.
Feito isso, começamos a trabalhar no processo de criação e construção das coreografias e cenários,mas isso você verá na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário