EDUCAÇÃO E ARTE: SONHAR, CONSTRUIR, REALIZAR.

Sobre o ABA

Projeto premiado com a XI edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã do Instituto Arte na Escola/ Fundação IOCHPE como a melhor iniciativa em artes do ensino médio em 2010.
O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas.O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Cristina Sosi , artista da cena e Paulo Anete, carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba,localizada na região do baixo Tocantins, estado do Pará
Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:
educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Onde acontece o ABA

O município de Abaetetuba, localizado na região do Baixo Tocantins, estado do Pará, Brasil, cujo nome Abaeté significa na língua Tupi:  homem valente,prudente e ilustre.
Conhecida como capital mundial dos brinquedos de miriti (palmeira encontrada nas áreas de vázea da região),possui uma arquitetura simples e é habitada por um povo alegre e hospitaleiro, apaixonado por sua terra.A  imensa riqueza cultural é  expressada no desenvolvimento de diversas manifestações artísticas como o artesanato, a dança, a música, o teatro etc. O folclore abaetetubense foi construído socialmente por meio de iniciativas populares no sentido de proporcionar divertimento as pessoas e envolve-las em práticas tradicionais de festas religiosas, folguedos, Cordão de Pássaros, Cordão de Bois, Quadrilhas entre outros. Contudo a influência da mídia, com “novas culturas” que valorizam manifestações de outras regiões, junto à falta de projetos para manter viva a memória popular de nossas manifestações culturais tem contribuído para o desaparecimento das tradições culturais.
Imagem do porto da cidade

 Outros fatores problemáticos são o alto índice de violência, a dependência química e o tráfico de drogas os quais atingem uma significativa parcela de nossos jovens e adolescentes que sem perspectivas, acabam por serem absorvidos pelos problemas que atingem Abaetetuba.
É nesse contexto social que realizamos o ABA todos os anos, tentando trazer para cidade sua própria identidade cultural quase adormecida, que jaz na memória de alguns poucos dos antigos habitantes.Nosso papel fundamental é fazer com que essas culturas sejam reconhecidas e perpetuadas pelos jovens moradores dessa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário