EDUCAÇÃO E ARTE: SONHAR, CONSTRUIR, REALIZAR.

Sobre o ABA

Projeto premiado com a XI edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã do Instituto Arte na Escola/ Fundação IOCHPE como a melhor iniciativa em artes do ensino médio em 2010.
O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas.O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Cristina Sosi , artista da cena e Paulo Anete, carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba,localizada na região do baixo Tocantins, estado do Pará
Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:
educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Seminário aborda pesquisa em dramaturgia amazônica



PDFImprimirE-mail

As inscrições para a segunda edição estão abertas até 10 de maio

A dramaturgia surgiu na Grécia antiga como a arte de produzir textos para atuação em cena. Vários textos da antiguidade, originalmente dramatúrgicos, tornaram-se clássicos da literatura ocidental e até referências para a psicologia. É o caso de Édipo rei, tragédia escrita por Sófocles em 427 a.C e que foi largamente estudada pela psicanálise. Com o tempo, o texto dramatúrgico deixou de ser exclusivo do teatro e se tornou presente no cinema, no rádio, na televisão e em todas as artes cênicas.
Atualmente, a dramaturgia também se configura como um importante campo de pesquisa científica nas Artes Cênicas, tanto no estudo da sua história, como nas suas dinâmicas contemporâneas. Na região amazônica, em especial, existe uma vasta produção de material dramatúrgico ainda pouco estudado.
É no sentido de movimentar a pesquisa na área que o projeto Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de acervo damatúrgico, coordenado pela professora doutora Bene Martins, realiza o II Seminário de Dramaturgia Amazônica. “O evento tem o objetivo de promover encontro de dramaturgos amazônidas, de divulgar suas produções e também de oportunizar aos estudantes e profissionais das artes cênicas momentos de trocas de experiências sobre o escrever ou adaptar textos literários para a cena.”, informa a professora.
O II seminário conta ainda com palestrantes do Amazonas e de São Paulo. Na edição anterior, que aconteceu em maio de 2010, o homenageado foi o dramaturgo paraense Nazareno Tourinho.
O II Seminário tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), do Teatro Universitário Cláudio Barradas, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP-CAPES), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e da Fox Vídeo. O evento acontece de 16 a 18 de maio. As inscrições para o seminário acontecem na Secretaria Acadêmica da Escola de Teatro e Dança da UFPA, no período de 12 de abril a 10 de maio.
Serviço
II Seminário de Dramaturgia Amazônica
Período: 16 a 18 de maio de 2011
Inscrições para o seminário
Folder da programação do evento (download)
Ficha inscrição (download)
Secretaria acadêmica/ETDUFPA – (091) 3212-5050
De 12/04 a 10/05/2011
Horário: 18:30 às 22:00

FONTE: http://www.ica.ufpa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário